Estudo mostra investimento publicitário em mídia durante pandemia

"Um dos maiores aprendizados de 2020 foi a ressignificação da dinâmica entre o consumidor e as marcas. Em um momento de incerteza, o consumidor esperou que as marcas comunicassem informação, se envolvessem em ações sociais e proporcionassem entretenimento, e estabelecessem uma relação de conexão e parceria. Atentas, as marcas responderam de forma ágil a adequadamente a este sentimento". A conclusão é da CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. A empresa de inteligência de mídia mapeou os impactos da pandemia no investimento publicitário ao longo do ano passado.

Publicado na terça-feira (27), o levantamento "Inside Advertising" estudou 13 mercados e 106 emissoras de rádio, e 40 mercados e 139 emissoras (de TV???) para inserções nos intervalos da programação, além de cinco emissoras para ações de merchandising. Também foram avaliados os investimentos em meios como cinema, internet,jornais, revistas e plataformas de vídeo. Uma das principais constatações foi a de que marcas fortes se recuperam nove vezes mais rápido de crises do que as concorrentes com desempenho inferior. As chaves para a recuperação passam por investir em publicidade e em manter o diálogo com o público-alvo.

No período, ações de promoção de bens e serviços não relacionados à saúde deram lugar a campanhas beneficentes, sociais ou institucionais, com foco na superação dos efeitos da pandemia. O período foi difícil para o setor de mídia, mas, no último semestre de 2020, o segmento acompanhou a retomada econômica e registrou 32% de crescimento, em comparação com o trimestre anterior. Com a adoção do pix como forma de pagamento, o setor financeiro gerou mais de 70 mil inserções em emissoras de rádio e TV.

Os mercados de alimentos, bebidas, turismo e lazer também voltaram a se expandir. Eletrônicos e informática, higiene doméstica e telecomunicações foram os setores que mais investiram em mídia ao longo de 2020.

 

Para acessar o estudo na íntegra, clique AQUI

Fonte: Abert

Outras Notícias

Com doença degenerativa, locutor morre após infecção

Ex-colaborador da rádio Gazeta FM, vinculada ao Grupo Gazeta de comunicação, o locutor aposentado Alan Nogueira falec...

Rádios de Pirassununga estão fora do ar

Devido ao temporal do último sábado as emissoras sãs rádios de Pirassununga interior de São Paulo estão fora do ar no...

Pluto TV anuncia a chegada da Jovem Pan TV

A Pluto TV confirmou nesta terça-feira (5) a chegada da TV Jovem Pan. O novo canal de notícias estará disponível na f...

Morre o radialista Eddie Gomes da Baixada Santista.

Morreu ontem no final da tarde ( 01 ) de infarto fulminante o radialista Eddie Gomes.Eddie não estava em rádio , mas ...

Rádio Senado em ondas curtas dá mais transparência ao Senado

A Rádio Senado inaugura nesta segunda-feira (dia 21) suas transmissões em ondas curtas. A nova faixa vai alcançar as ...