O valor do rádio é sustentado por 03 fatores

A revolução digital está sendo cruel com jornais e revistas impressos e a TV aberta (ok, exceto a Globo), mas o rádio teima em continuar sendo relevante.

Escrevo isso inspirado por um trabalho que li recentemente “O rádio e a adaptação à nova era das tecnologias da comunicação e informação” de autoria de Antônio Francisco Magnoni e Kelly De Conti Rodrigues da Unesp de Bauru.
Nessa pesquisa, os acadêmicos concluem que o rádio sempre utilizou a tecnologia a seu favor, adaptando e incorporando no seu dia-a-dia as novidades tecnológicas de forma mais rápida que as outras mídias. Hoje, no mundo multiplataforma que vivemos, isso não está sendo diferente e ele mostra-se igualmente competente em misturar internet, celular, redes sociais, ondas radiofônicas e conexão digital nas suas transmissões diárias.
Lembro-me também de um trabalho que conduzi para duas grandes emissoras de rádio onde entrevistei uma série de ouvintes, dos mais variados perfis, onde pude constatar que a (arrebatadora) vida digital é complementada pela velocidade e abrangência do rádio.

Em síntese, o estudo que realizei mostrou que o valor do rádio é sustentado por três fatores:
“INFOTENIMENTO” — As pessoas podem ter mais de mil músicas gravadas em seu celular, mas será no rádio onde elas buscarão os lançamentos. Aliás, vez ou outra, elas se cansam de sua playlist e buscam o shufle do rádio para descontrair. Além disso, a informação sempre carregada de opinião ajuda o ouvinte a contextualizar-se nos mais diversos assuntos.
“ACESSIBILIDADE” — É o rádio do carro que informa e entretém quando as pessoas não podem tirar os olhos do trânsito para checar seu celular. O mesmo acontece em casa ou no trabalho.
“CONTIGUIDADE” — Muita gente, mas muita gente mesmo, recorre ao rádio para ouvir jogos e informações do time coração ou da cidade quando não estão sendo transmitidos em outro lugar. Existe uma infinidade de notícias disponíveis na internet, mas é no rádio que as pessoas ouvirão a notícia local não divulgada em grandes portais ou nas redes sociais.
Tenho ouvido que a vida das emissoras não está fácil pois faltam anunciantes e há um grande número de críticos argumentado que e o dial está tomado por rádios religiosas de baixa qualidade. Uma pena isso.
As agências e anunciantes precisam olhar com mais carinho para essa mídia, principalmente agora que estão olhando com mais atenção para as mídias digitais. O rádio é importante pois sabe viver nesse mundo digital e não será destruído por ele.

Autor: Fabio Basso, profissional em inteligência de negócios e marketing

Texto Extraído do site Virtual Cast

 

Outras Notícias

FELIZ DIA DAS MÃES

Mãe, todos os dias agradeço pela vida que você me deu, mas hoje quero agradecer pelo exemplo que você é! Feliz dia da...

Temporal derruba Torre da Rádio Super Jovem No Paraná.

Um forte temporal atingiu Francisco Beltrão na tarde deste domingo (28) e causou muitos estragos e prejuízos. Infeliz...

Exclusivo: Clube Fm Alta Paulista encerra os seus trabalhos.

Na Meia noite de ontem foi encerrado os trabalhos da Clube Fm Alta Paulista na cidade de Pauliceia ( Região de Dracen...

Morre radialista Sandro Valle, uma das principais vozes do rádio no Pará

Na noite desta quarta-feira, 24, o radialista Sandro do Valle, uma das principais vozes do rádio paraense, morreu aos...

RÁDIO TRANSAMERICA É MAIS UMA RÁDIO NA COPA DO MUNDO DE 2022

Rádio Transamerica é mais uma emissora a adquirir os direitos de transmissão da Copa Do mundo de 2022.Com isso as rád...